quinta-feira, 11 de junho de 2009

EUA divulgam lista de remédios suspeitos de causar danos à saúde

A partir de agora, a agência americana que regula remédios e alimentos (FDA, na sigla em inglês) vai divulgar trimestralmente a relação de medicamentos suspeitos de provocar danos à saúde. Da primeira lista, a maioria é comercializada no Brasil.

A agência americana que regula remédios e alimentos (FDA) decidiu divulgar a cada três meses a lista de remédios suspeitos de provocar danos à saúde. A primeira relação, com 20 medicamentos, foi apresentada na última sexta-feira (confira a tabela ao fim do texto). São drogas que já estão no mercado, mas cuja segurança está sendo reavaliada. A FDA decidiu investigá-las depois de receber relatos de problemas comunicados por médicos, pacientes e pela indústria farmacêutica.

A FDA divulgará os nomes dos produtos e o tipo de efeito adverso observado. Não tornará público o número de reclamações recebidas nem a gravidade dos problemas observados. Remédios que aparecem na lista não são necessariamente inseguros – pelo menos nessa etapa da investigação. Em alguns casos, os problemas observados não são provocados propriamente pelas substâncias – e sim por embalagens e bulas confusas que podem levar ao consumo excessivo dos remédios.

No ano passado, a agência recebeu 482 mil relatos de reações potencialmente relacionadas ao uso de remédios. A maioria, segundo as autoridades, eram alarmes falsos. Não foi comprovada a relação entre os problemas relatados e as drogas usadas pelos pacientes. Nos últimos anos, a FDA vem sendo muito criticada pela demora em alertar a população sobre riscos potenciais de algumas drogas. A mudança é uma reação a essas críticas.

A novidade pode produzir dois efeitos: um bom e outro ruim. Ao alertar o público precocemente sobre problemas relacionados a determinados remédios, a agência pode evitar que mais pessoas sejam prejudicadas pelo medicamento. Mas a divulgação trimestral da lista pode provocar pânico. Muita gente pode deixar de tomar os remédios por conta própria – antes mesmo que fique comprovado que eles expõem a população a riscos. Nesse caso, a interrupção do tratamento pode ser tão ou mais nociva do que os potenciais efeitos adversos.

Divulgaremos neste blog apenas os remédios psiquiátricos sob investigação. Os dois medicamentos são vendidos no Brasil:

PRODUTO - RISCO POTENCIAL SOB INVESTIGAÇÃO

Cymbalta - Retenção urinária
Seroquel - Embalagem pode provocar confusão


*Cymbalta (duloxetina): antidepressivo
*Seroquel (quetiapina): antipsicótico

Para ver a lista completa de medicamentos, clique aqui.

Fonte: Revista ÉPOCA

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem em Curitiba um psiquiatra assassino jOAO LUIZ Da Fonseca Martins diretor de um hospital psiquiátrico um verme escroto satânico amaldiçoado

Anônimo disse...

Seu demônio assassino João Luiz da Fonseca Martins psiquiatra maldito de Curitiba matador cruel diretor de um hospital psiquiátrico CUIDADO