sábado, 6 de junho de 2009

Mais Informações sobre o Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade

Premiar iniciativas artísticas culturais inovadoras, com foco em fortalecer e dar visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado por pessoas, grupos, organizações ou instituições envolvidas com aqueles que têm algum sofrimento psíquico, é o objetivo do primeiro Prêmio 'Loucos pela Diversidade - edição Austregésilo Carrano'. O edital, que contemplará 55 trabalhos, é uma iniciativa da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz), coordenado pelo pesquisador da Escola Paulo Amarante. As inscrições vão até o dia 13 de julho de 2009.

O edital, lançado no dia 12 de maio pelo Ministério da Cultura durante o Encontro Internacional Reformas Psiquiátricas e Transformação Cultural no Brasil e no Mundo: 30 anos da Lei Franco Basaglia - que aconteceu em Salvador (BA) - homenageia nesta primeira edição Austregésilo Carrano, um escritor brasileiro, integrante do Movimento da Luta Antimanicomial e autor do livro 'Canto dos Malditos' em que narra sua experiência nos hospitais psiquiátricos e denuncia os absurdos cometidos diariamente nessas instituições. O livro deu origem ao filme 'Bicho de Sete Cabeças'.

Paulo Amarante explica que o edital entregará 55 prêmios entre individuais e coletivos, totalizando o valor de 675 mil reais, por meio de patrocínio da Caixa Econômica Federal. "Esse projeto busca reconhecer iniciativas de artes produzidas por pessoas com algum tipo de sofrimento mental", destacou o pesquisador. O edital é uma das decorrências práticas mais importantes da 'Política Nacional Loucos pela Diversidade', criada a partir do seminário realizado na ENSP, em agosto de 2007, com a participação do então ministro da Cultura, Gilberto Gil.

O edital é dividido em quatro categorias: Iniciativas públicas; organização da sociedade civil; grupos autônomos; e pessoa física. Será adotado pelo edital o critério da regionalização, permitindo, assim, a premiação de todas as regiões brasileiras. Serão destinados cinco prêmios para a região Norte, cinco prêmios para a região Nordeste e cinco prêmios para a região Centro-Oeste, ao menos.

Para a escolha dos vencedores, será constituída uma comissão julgadora com artistas da área, e a perspectiva de Paulo Amarante é que a entrega do prêmio aconteça no dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, durante solenidade na Caixa Cultural, localizada no Centro do Rio de Janeiro.

A íntegra do edital, bem como as fichas de inscrição e modelo de autorização de veiculação da obra criada estão disponíveis em formato pdf. Todo o material deverá ser enviado para o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz), responsável pelo concurso.

Para ler o Edital e inscrever-se, acesse clique aqui e vá em Anexos, no final da página.

Nenhum comentário: