A Organização das Nações Unidas publicou nesta quarta-feira, 24, seu relatório anual sobre as drogas. A data de publicação coincide com o Dia Mundial do Combate às Drogas, HOJE, 26.
O documento apresenta uma série de dados indicando que o combate às drogas surte efeito, ao contrário do que normalmente é dito. A produção de cocaína no mundo é a menor dos últimos cinco anos, e o enfrentamento funcionou em países como a Colômbia, o maior produtor da droga no mundo. Desde 2007 a produção de cocaína no país caiu 28%, o que o documento classifica como “impressionante”.
Segundo o diretor do Escritório de Drogas e Crime das Nações Unidas (UNODC), Antonio Maria Costa, a opção pela legalização é inexistente. “Drogas ilícitas são um perigo à saúde. É por isso que elas são, e devem continuar, ilícitas. A legalização não é uma varinha mágica que vá acabar com as máfias ou o vício”, afirmou. De acordo com ele, a política que surte efeito é o uso de inteligência e ações policiais contra os cartéis e ajuda para os usuários. “As pessoas que usam drogas precisam de ajuda médica, não de retaliação criminal”, disse.
No Brasil, chama a atenção o aumento no consumo de drogas sintéticas, como ecstasy. Esse crescimento é tendência nos países em desenvolvimento. O país também é apontado no décimo lugar entre os que mais apreendem cocaína. O relatório chama atenção para os crimes resultantes do tráfico de drogas, como a corrupção de policiais e políticos. Os países em desenvolvimento seriam os mais afetados por este tipo de crime, pois muitas instituições ainda não estariam sólidas.
Dia Mundial do Combate às Drogas
Neste ano a ONU deixou o debate mais próximo da população. Pela primeira vez é possível acessar o relatório por uma variedade de meios. O documento de 314 páginas está disponível no site da UNODC para visualização e download em PDF.
Como parte do debate, o UNODC lançou uma campanha para o Dia Mundial do Combate às Drogas. Com o tema “As drogas controlam sua vida? Sua vida. Sua comunidade. Sem lugar para as drogas”, o Escritório elaborou uma série de eventos no mundo todo.
No Brasil, do dia 19 até o dia 26 de junho, a Secretaria Nacional Antidrogas faz a Semana Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas, em sua décima primeira edição. O portal da World Drug Campaign traz a programação completa de eventos no mundo todo. O site apresenta iniciativas positivas, como a do Peru. O país, que era nos anos 90 o maior produtor de coca, conseguiu diversificar sua produção agrícola. Apesar de registrar um aumento em sua produção de 2007, o país é um exemplo para nações como o Afeganistão, que cultiva 93% do ópio mundial.
Para baixar o documento (em inglês) e ler a notícia completa, clique aqui.
Fonte: Opinião e Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário