Segundo dados publicados nas 69ª Sessões Científicas da American Diabetes Association (ADA), adultos com diabetes tipo 1 relatam mais sintomas de depressão e maior uso de medicamentos antidepressivos do que adultos sem a doença.
O Dr. David Maahs, aliado ao University of Colorado Health Science Center em Denver, e colaboradores avaliaram a prevalência de depressão e uso de medicamentos antidepressivos em 458 adultos com diabetes tipo 1 e 546 adultos sem diabetes.
Todos os indivíduos foram incluídos no estudo CACTI (Calcificação Arterial Coronariana no Diabetes Tipo 1), que avaliou fatores relacionados à resistência insulínica em relação à calcificação arterial coronariana em diabéticos tipo 1 assintomáticos.
Na presente análise, a depressão foi confirmada por um escore > 14 no Beck Depression Inventory II (BDI-II), e/ou uso atual de antidepressivo relatado. As complicações do diabetes foram auto-relatadas e incluíram retinopatia, amaurose, neuropatia, amputação devido ao diabetes e transplante de rim e pâncreas.
Os resultados evidenciaram que adultos com diabetes tipo 1 apresentavam chance maior que duas vezes de sofrerem de depressão do que aqueles sem a doença (odds ratio, 2,4) e quase três vezes mais chances de apresentarem um escore clinicamente significativo no BDI-II. Pacientes adultos com diabetes tipo 1 também apresentavam quase duas vezes mais chances de utilizarem medicamentos antidepressivos do que os não-diabéticos (20.7% vs. 12.1%).
Ao todo, a prevalência de indicadores de depressão em diabéticos tipo 1 foi de 32,1%, comparados aos 16,0% em não-diabéticos.
O estudo também descobriu uma associação entre depressão e complicações do diabetes. Diabéticos tipo 1 que referiram a presença de ao menos uma complicação do diabetes apresentaram escores significativamente maiores no BDI-II do que os diabéticos sem quaisquer complicações (10,7 versus 6,4).
A depressão não tratada tente a se tornar crônica ou levar a recidivas, observaram os pesquisadores em sua apresentação de pôsteres, e os médicos devem objetivar a varredura rigorosa dos pacientes com diabetes tipo 1 para depressão. Em particular, a varredura deve visar os pacientes com complicações do diabetes visto que estes possuem maior chance de apresentar os sintomas depressivos, disseram eles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário