sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Equipe da FDA pede mais atenção aos antipsicóticos usados em crianças

A equipe da FDA (Food and Drug Administration, Administração de Alimentos e Drogas, instituição americana que fiscaliza alimentos e medicamentos) disse que um estudo recente da segurança da saúde diz ter descoberto que crianças tratadas com os psicotrópicos "eram mais suscetíveis de experimentar um efeito metabólico adverso do que os adultos, e a suscetibilidade estava diretamente correlacionada com a idade."

Efeitos metabólicos podem incluir aumento de peso anormal, diabetes e aumento no colesterol e na pressão arterial.

"Apesar de estudos baseados em observação ter limitações ... essa provocativa hipótese deveria, apesar de tudo, ser pesquisada mais a fundo pela agência," a equipe da divisão de vigilância farmacêutica da FDA escreveu em um memorando no dia 14 de outubro.

Mais cedo, nessa sexta-feira, AstraZeneca anunciou que a FDA tinha aprovado o uso do antipsicótico atípico Seroquel para pacientes com esquizofrenia de 13 a 17 anos e pacientes com transtorno bipolar de 10 a 17 anos.

Veja essa notícia no texto original em inglês na página da REUTERS.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vale lembrar que Seroquel traz todos esses efeitos colaterais também a adultos. Sou bipolar e tomo 300 mg dessa medicação e tive que adotar algumas recomendações médicas, sobretudo em relação ao ganho de peso.

Equipe Paciente Psiquiátrico disse...

Exato! Aconteceu comigo também. Antipsicóticos têm esses efeitos mesmo. Não há como fugir, infelizmente.

Há males que vêm para o bem...