sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Droga para tratar dependência de fumo e álcool

Medicamento usado para tratamento de enxaqueca e epilepsia bloqueia neurotransmissor excitatório

Boa parte dos dependentes de álcool é tabagista. Alguns estudos já haviam relacionado os dois comportamentos. O problema é que essa combinação dificulta o tratamento, já que, para compensar a ausência da bebida, os pacientes tendem a aumentar o consumo de cigarros. Fumando mais, o risco de recaída aumenta. Para contornar essa dificuldade, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) investigaram, para o tratamento de dependentes de álcool que também são tabagistas, o uso do topiramato, medicamento comum para enxaqueca e epilepsia.

Os resultados dos estudos foram publicados na revista Drug and Alcohol Dependence: voluntários que receberam a droga diminuíram o consumo de cigarros em 40%; no grupo-controle, a redução foi de 10%. O topiramato é uma droga que controla a ansiedade, bloqueando o neurotransmissor excitatório glutamato. O principal efeito é a redução dos sintomas de abstinência do álcool, que, entre os tabagistas, inclui a vontade de fumar.

Fonte: Opinião e Notícia

Nota: os CAPS AD (Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) oferecem atendimento aos dependentes químicos, ou seja, dependentes de álcool, drogas, etc.

Nenhum comentário: