domingo, 5 de abril de 2009

Problemas emocionais podem causar doenças em todos os órgãos e sistemas do organismo.

Da Emoção à Lesão; um guia de medicina psicossomática é um livro que mostra, inicialmente, na parte Da Emoção, nossos mecanismos emocionais e como nos relacionamos com a realidade e com nossas vivências. Na segunda parte, à Lesão, mostra as influências das emoções sobre alterações e patologias do organismo todo, descrevendo as principais doenças psicossomáticas.

Para a medicina psicossomática interessa saber como a pessoa se relaciona com sua realidade, seu mundo em todos os sentidos; o trânsito caótico das ruas, com as perdas, com os compromissos do cotidiano, com os poluentes, com seus vícios e suas dependências, com a saúde dos familiares, com sua auto-estima, com seu próprio organismo e assim por diante.

Ao invés de dizer que o trânsito me irrita, fulano me ofende, beltrano me aborrece e assim por diante, podemos redimensionar o discurso para eu me irrito com o trânsito, eu me ofendo com fulano, eu me aborreço com beltrano.

A diferença dessa atitude pode ser brutal, na medida em que trazemos para nós a maior parte da responsabilidade sobre nossos sentimentos e não, como estamos acostumados, a atribuir nossas emoções e sentimentos exclusivamente ao mundo, ao destino, aos outros...

Emoção

Fonte: Site Psiqweb

Nenhum comentário: