Um informativo do site Psiqweb:
"As Doenças Mentais têm cura tanto quanto as doenças da cardiologia, da endocrinologia, da reumatologia, da neurologia e assim por diante. A medicina tem como primeira obrigação definir se a pessoa que a procura É ou ESTÁ doente. Se a pessoa ESTÁ doente a possibilidade de cura definitiva é muito maior do que os casos onde a pessoa É doente.
Para entender melhor devemos comparar os problemas da psiquiatria com, por exemplo, a hipertensão arterial: quando, exatamente, podemos falar em cura da hipertensão arterial? Quando, exatamente, podemos falar em cura da diabetes?... do reumatismo?... da asma?...
Como se vê, a medicina está cheia de situações onde, felizmente, é possível controlar a pessoa portadora de alguma doença para que viva o mais próximo possível do normal. Em outros casos podemos falar em cura, como por exemplo, na pneumonia (e outras infecções), na cólica de rins, na diarréia... etc. São situações onde a pessoa ESTÁ doente.
As doenças mentais mais atreladas à maneira da pessoa ser, mais inerentes à sua personalidade podem ser muito bem controladas pela psiquiatria, enquanto as situações reativas, onde a pessoa apresenta uma alteração repentina em seu psiquismo, podemos falar mais facilmente em cura definitiva."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário