Notícia do Yahoo diz: certos alimentos podem afastar a depressão. O artigo é do Dr. Eduardo Gomes, especializado em terapia ortomolecular. Apesar de nem todos os especialistas estarem de acordo, vários trabalhos científicos têm indicado o poder que certos alimentos têm de afastar a tristeza.
Nossos níveis cerebrais dependem da ingestão de alimentos ricos em triptofano e de carboidratos.
Quando falamos em carboidratos, devemos ter cuidado com o consumo excessivo de doces, que a princípio pode favorecer uma melhora de humor, e depois, agravar um quadro de tristeza.
Além disso, a vitamina B6 também ajuda a afastar a depressão. Ela pode ser encontrada em cereais integrais, na semente de gergelim, na banana e no atum. Para manter o bom humor, selênio também ajuda bastante. Não podemos deixar faltar castanhas, nozes, amêndoas, trigo integral e peixes. Para se ter uma idéia, uma castanha-do-pará fornece 100 microgramas de selênio. A recomendação diária é de 55 por dia.
O folato ou ácido fólico também é uma potente vitamina antidepressiva. Encontrado no espinafre, no feijão branco, na laranja, no aspargo, na maçã e na soja. A falta desse nutriente no organismo tem sido associada à depressão em diversos estudos científicos.
Enfim, não podem faltar cereias integrais, leguminosas (grão de bico, ervilhas e feijões), oleaginosas, carnes magras, peixes, ovos, leite, queijos magros, tofu, frutas e legumes. A ingestão adequada destes nutrientes nos garante níveis adequados de neurotransmissores no organismo, proporcionando o controle do humor.
Importante notar que é importantíssimo o acompanhamento de um profissional de nutrição para se obter bons resultados com a alimentação.
Veja o artigo Alimentos para afastar a tristeza no Yahoo.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário