Aquilo que leigamente conhecemos por manias, tais como mania de limpeza, de lavar as mãos, evitar falar certas palavras, tocar certos objetos e tantas outras podem ser sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
As características essenciais do TOC são obsessões ou compulsões recorrentes e suficientemente graves para consumirem tempo ou causar sofrimento acentuado à pessoa. Leigamente, diz-se que a pessoa tem várias manias esquisitas ou estranhas mas, normalmente, o próprio portador de TOC sabe que suas manias, obsessões e/ou compulsões são excessivas ou irracionais.
A presença exagerada de idéias persistentes, chamadas de obsessões e os comportamentos incontroláveis, chamados de compulsões são as tais manias e formam os sintomas principais. As idéias obsessivas mais comuns são as relacionadas com sujeira e/ou contaminação seguidas de comportamentos compulsivos ou rituais de lavagem (das mãos, do corpo ou das roupas) e da necessidade de evitar tocar em objetos ou pessoas ou andar em lugares considerados contaminados.
Também são comuns pensamentos relacionados com agressão, sexo impróprio, blasfêmias, medos absurdos de que possa acontecer algo de ruim para si ou seus familiares, dúvidas quanto a melhor decisão, preocupações exageradas com exatidão, perfeccionismo, simetria, alinhamento, e lentidão para executar as tarefas do dia-a-dia.
As compulsões mais comuns são a necessidade de lavar repetidamente as mãos, as roupas e o corpo; evitar o contato com objetos considerados contaminados, como trincos de portas, bolsas, roupas, corrimãos, assentos de banheiros públicos, não usar toalhas dos demais membros da casa, não sentar em bancos de praças; verificar repetidamente portas, janelas, torneiras, gás, interruptores, aparelhos elétricos; realizar contagens, repetir números ou palavras mentalmente; repetir atos, toques, gestos.
Essa característica faz com que as pessoas pouco familiarizadas com o assunto se espantem pelo fato de Fulano, "tão inteligente", estar sendo dominado por idéias que escapam de sua vontade. Acreditam que isso possa ser uma espécie de "fraqueza mental" e falta de um pensamento, digamos, forte o suficiente para dominar tais pensamentos. Além de não ajudarem o paciente, ainda deixam-no com complexo de culpa, de fraco, de incompetente...
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria o Transtorno Obsessivo-Compulsivo pode atingir uma em cada 50 pessoas.
O TOC precisa de tratamento especializado, o qual combina o uso de medicamentos e de psicoterapia. Há certo consenso entre psiquiatras sobre a terapias cognitivo-comportamental ser a forma mais indicada para o TOC. Entre as complicações do TOC, estão a queda de produtividade e o aumento de incidência de depressão e tentativas de suicídio. Por isso, é importante procurar um psiquiatra para administrar o tratamento adequado.
Fonte: Site PsiqWeb
4 comentários:
Epiteliofagomania
eu tenho dpuvidas sobre esta definição de mania ou comportamento inadequado...
gostaria de que comentassem e explicassem melhor, pois sofre deste "distúrbio" (não encontrei palavra melhor) e gostaria de saber qual o tratamento indicado,ja que alguns´psiquiatras que consultei não deram atenção ao caso.
obrigada
Mariana
Olá Mariana!
Com certeza postaremos algo a respeito em breve...
Aguarde!
oi a minha sogra tem um problema parecido mas e pior ela aunta lixo dentro de casa tem medo de tudo e os cachorros ela trata como se fosse um bebe e nao vai em medico algun nao em jeito ela nao suporta medico o q eu devo fazer e qual e o nome dessa doença obrigado espero resposta se for possivel meu imail e goleiroluna@gmail.com grato pela atenço carlos henriue.
TENHO UMA MANIA COMPULSIVA DE MACHUCAR OS CANTINHOS DAS UNHAS O TEMPO TODO COM ISSO TENHO VERGONHA DAS PESSOAS VEREM MINHAS UNHAS MAL CUIDADAS.O Q POSSO FAZER PARA MELHORAR
Postar um comentário